A melhor luz é a natural

A luz é o fator mais importante para a qualidade de uma fotografia e a luz natural é aquela que melhor efeito produz em fotografia culinária.
Para fotografar os seus bolos e doces com luz natural, coloque a mesa junto a uma janela, como se vê na imagem abaixo.

Neste caso, utilizaram-se duas placas brancas de K-line coladas com fita cola e montadas em ângulo reto, que fazem de fundo e, simultaneamente, de refletores. Os refletores redirecionam a luz, melhorando a iluminação do ambiente.
Na janela, colou-se uma folha de papel vegetal que funciona como difusor. Os difusores espalham a luz, tornando-a mais suave. Para o mesmo efeito também podia ser usada, por exemplo, uma cortina translúcida em vez da folha de papel vegetal.
A suavização da luz através de difusores é importante para evitar as chamadas "sombras duras". As duas fotografias a seguir ilustram este efeito. Foram tiradas na mesma altura, numa instalação caseira como a que mostramos acima, com a única diferença de que a da esquerda foi tirada sem difusor. Como se vê, a exposição direta aos raios solares resultou em sombras muito marcadas, que não favorecem a imagem.
Jogue com refletores e difusores, colocando-os e ou retirando-os, em função das cores e texturas da sua composição e das condições de luminosidade.
Em vez da instalação caseira que mostramos acima, pode usar um chamado mini-estúdio fotográfico. Estes são caixas de tela translúcida, em geral sem frente nem base, como se vê na imagem abaixo. Existem muitos modelos baratos que têm a vantagem de se desmontarem e arrumarem facilmente numa pasta própria. São também úteis para fotografia com iluminação artificial, como se explicará num próximo artigo.

No exterior, a melhor altura do dia para tirar fotografias é logo após o nascer ou imediatamente antes do pôr do sol. É a chamada hora dourada (ou mágica), em que a luz do sol é mais suave. Contudo, para fotografar em interior os seus bolos e doces a melhor hora é por volta do meio-dia. Isto porque é a essa hora que a luz do sol é mais branca, que é o que melhor resulta quando se fotografam alimentos. Mas é claro que pode haver variações dependendo das condições atmosféricas, da época do ano, da orientação da sua janela e de outras condições locais. Assim, o ideal é fazer algumas experiências para encontrar a sua hora mágica!