Tendências: Tire partido da confusão!
Cozinhar e comer envolvem sempre confusão. Ingredientes espalhados, pingos e migalhas, panos e guardanapos amarrotados, loiça e talheres sujos são uma constante. Mas temos boas notícias! Algumas das melhores fotografias de bolos e doces são tiradas nestes cenários de desarumação.
De facto, a tendência do "messy food styling" é hoje muito forte, sendo raros os estilistas e fotografos que não apresentam pelo menos algumas imagens do género.
Veja-se por exemplo a obra dos fotógrafos Sara Remington ou Romulo Yanes. Há também imagens muito interessantes, dentro do seu estilo mais delicado, da estilista e fotógrafa Portuguesa Joana Leitão (@joanafoodphotography).

O interesse deste tipo de fotografias, tiradas durante ou recriando a fase de confeção ou a própria refeição, resulta muito de um estilismo inteligente que prepara cuidadosamente cores e formas no contexto de uma história que se quer contar. O papel do fotografo é encontrar e conseguir captar beleza destas composições. E as formas inesperadas que surgem no meio do caos. Por exemplo, um pingo que mancha a toalha de forma curiosa ou a textura dos restos de uma fatia de bolo.
O estilo "messy" inclui ainda extremos creativos, como as fotografias de comida arranjada sobre uma superfície transparente pela estilista Jen Beauchesne, e obtidas de baixo para cima pelo fotógrafo Will Styer, que podem ser vistas aqui. Abaixo pode ver também uma interpretação nossa desta técnica.

Por isso, experimente. Mostre a confusão creativa da sua bancada, jogando com os ingredientes e utensílios durante a preparação dos seus bolos e doces. Ou fotografe a mesa no fim da festa. Vai ver como algum desalinho pode dar vida às suas imagens!