Estilismo e acessórios ou como preparar a cena

Uma boa fotografia conta uma história. Essa história pode estar relacionada com a situação em que o bolo ou doce vai ser consumido ou, em alternativa, sobre a sua preparação. Assim, o primeiro passo é criar um ambiente sugestivo para enquadrar o bolo ou doce. Para isso:
Utilize uma base apropriada. Pode ser, por exemplo, um bonito tampo de mesa, um estrado de madeira, uma placa de pedra ou simplesmente uma toalha ou pano com cor e textura apropriadas.
Escolha um fundo agradável e que combine com a base. É que a visão de uma parede feia ou suja ou de um conjunto confuso de móveis estraga a fotografia. A forma mais simples de o evitar é instalar em cima da mesa uma placa (ou cartão) de cor adequada.

Para equilibrar a placa na vertical pode, como se vê à direita, colar duas placas com fita cola e usá-las em conjunto, formando um ângulo reto. No caso da imagem, usaram-se duas placas de k-line. Pela sua cor branca, estas funcionam ao mesmo tempo como refletores, melhorando as condições de luminosidade do ambiente, como se explica neste outro artigo.
Utilize alguns acessórios cuidadosamente escolhidos, tais como:
Loiça e talheres. A simples loiça branca resulta em geral muito bem mas um ou outro objeto diferenciador, como um jarro colorido ou uma colher antiga, podem dar um toque de originalidade.
Guardanapos bonitos ou panos de loiça rústicos.
Utensílios de cozinha, como colheres de pau, o rolo de massa ou tábuas de madeira.
Ingredientes selecionados de entre os utilizados na receita, por exemplo, frutos secos, fruta (inteira ou cortada), quadrados de chocolate, etc.
Elementos decorativos, como velas ou bolas de Natal.
Flores (naturais ou secas) - pode espalhar algumas sobre a toalha para dar um toque de cor e sugerir um ambiente delicado ou natural.
Dê asas à imaginação mas não se esqueça de que a simplicidade resulta normalmente melhor. Tente combinar cores e texturas e dispor os acessórios de modo a enquadrar o bolo ou doce, mas sem o ofuscar. Para isso, um dos pormenores mais importantes é não usar acessórios da mesma cor do bolo ou doce.
E atenção aos detalhes:
Escolha os bolinhos mais perfeitos, deixando de lado os que não saíram tão bem.
Idem em relação à base, fundo e acessórios. Uma toalha com nódoas, bule lascado ou bocados de maçã já oxidados normalmente não ajudam a fotografia.
Limpe os bordos de pratos e taças.
Estes detalhes são particularmente importantes se quiser captar imagens de pormenor. As imagens de pormenor são um meio poderoso de sugerir sensações gustativas intensas, mostrando como o bolo ou doce é apetitoso.
Inspire-se com as imagens de outros fotógrafos, faça várias tentativas e, de forma natural, encontrará o seu próprio estilo!

Uma forma divertida de aprender é frequentar workshops especializados, como por exemplo os organizados pela Com Cheiro a Chocolate e Vazio Studio.