top of page
Posts em destaque

Cinco razões de peso para fotografar os seus bolos e doces


A fotografia de culinária é uma tendência muito atual que lhe pode trazer benefícios vários, a nível psicológico, social e profissional. Especialmente se o assunto forem bolos e doces. Veja porquê já a seguir.

1 – TRAZ BEM-ESTAR

A fotografia pode ser uma forma de meditação: mantém-nos no momento presente, foca a mente na realidade e envolve uma atenta contemplação. Por isso a sua prática traz bem-estar. Quando nos concentramos no bolo ou doce à nossa frente, pensando na luz e procurando a harmonia na composição, a mente fica totalmente preenchida. E isto ajuda a esquecer problemas e a aliviar o stress. Experimente e vai ver!

2 – MELHORA A AUTOCONFIANÇA

Aprender coisas novas ajuda a construir novas ligações no nosso cérebro, melhorando a memória e a própria capacidade de aprender. Mas não só. Há um sentimento de realização, feito de prazer e autoconfiança, que surge quando aprendemos. Acontece quando sentimos que progredimos e é fabuloso! A fotografia é um exelente campo para isso acontecer porque é desafiante mas não demais. Há tanto a explorar! E podemos desenvolver mais a vertente técnica ou a artística. Ao gosto e ritmo de cada um.

3 – É ÚTIL

Na nova era digital, a fotografia tornou-se mesmo uma competência transversal. É verdade, saber comunicar através de imagens é útil em inúmeras áreas e pode dar-lhe uma boa vantagem competitiva. Na culinária, em particular, a imagem é muito importante. Porque também “comemos com os olhos”! Por isso, se é fornecedor, produtor ou bloguer nesta área, aprender ou melhorar a sua capacidade para capturar e processar imagens é mais que nunca um bom investimento! Vai conseguir transmitir mais eficazmente a sua mensagem, tanto na comunicação direta com clientes e seguidores, como no diálogo com fotógrafos profissionais.

4 – É SOCIAL

A comida é mais do que sobrevivência, é celebração e partilha . E um excelente assunto de conversa! Veja-se como tanta gente gosta de partilhar nas redes sociais imagens das suas criações culinárias ou refeições. As sobremesas, em particular, são cativantes. Nem sempre apetece olhar para uma feijoada mas é sempre agradável ver um bolo ou doce. Desde que bem apresentado, claro. Porque quem é que gosta de ver alimentos com cor esquisita ou num enquadramento feio? Por isso, invista em melhorar as suas fotografias. Os seus amigos agradecer-lhe-ão!

5 – NÃO ENGORDA

Ver imagens de bolos e doces dá prazer e pode mesmo induzir um efeito de saciedade similar ao provocado pela sua real ingestão. Ou seja, depois de uma sessão fotográfica não vai ter necessariamente vontade de comer o seu bolo ou doce! É um pouco contraintuitivo mas há dados científicos recentes (e credíveis!) que o sustentam. A razão é que o nosso cérebro está desenhado para nos recompensar quando avistamos alimentos nutritivos porque, nos tempos primitivos, isso era essencial para a sobrevivência. Explicamos tudo neste post. Mas, já sabe, fotografar os seus bolos e doces pode até ajudar a manter a linha!

bottom of page